Campeonato Baiano: Balanço Financeiro das Partidas

By | 13:16 Leave a Comment
Na Bahia o ano pode ter crise ou não. Mas, todo ano sempre tem Verão, Carnaval e tem Campeonato Baiano. E o Baianão sempre tem também problemas com os estádios do interior e os clubes reclamando da falta de dinheiro. 

Todos sabem que o problema existe. Mas, qual o tamanho do problema? O blog vai trazer esta resposta. E nesta edição do campeonato irá levantar o resultado financeiro de todas as partidas do campeonato. A fonte das informações serão os borderôs divulgados pela Federação Baiana de Futebol após as partidas. 

A primeira rodada aconteceu neste final de semana, com exceção da partida entre Galícia x Jacobina que acontecerá no dia 11/02. E nesta rodada inaugural tivemos jogo que teve saldo negativo para o mandante. Confiram: (Clique nas imagens para ampliar)

RESULTADO FINANCEIRO PARTIDAS CAMPEONATO BAIANO FUTEBOL MARKETING CLUBE
1- 10% da receita líquida do Colo Colo está sendo penhorada pela Justiça


A tabela mostra como o Campeonato Baiano, de fato, é deficitário para todos os clubes. O Bahia de Feira, por exemplo, está literalmente pagando para jogar. Fica evidente ainda que para os times do interior os jogos contra Bahia e Vitória são a salvação. A Juazeirense jogando com o Bahia na capital, mesmo com público menor conseguiu superar em muito a receita da estréia do Vitória contra a Jacuipense, no Barradão.

RESULTADO FINANCEIRO PARTIDAS CAMPEONATO BAIANO FUTEBOL MARKETING CLUBE


Iremos classificar os clubes no Baianão de acordo com a receita acumulada por eles. Esta segunda tabela traz mais um dado interessante, a receita por torcedor. E aí podemos notar como o campeonato baiano realmente é deficitário. O Vitória obteve uma resultado líquido por torcedor inferior a R$2. Já para o Bahia de Feira, cada torcedor presente custou R$3,13 mais que a receita por eles gerada. 

A fraca presença de público também chama a atenção. Os 15.200 torcedores que compareceram aos estádios baianos neste fim de semana não ocupariam nem metade do estádio de Pituaçu, em Salvador.

Para finalizar este balanço financeiro da primeira rodada, queremos chamar atenção que as receitas acima referem-se apenas às receitas de ingressos que constam nos borderôs da FBF. Outras receitas como estacionamento, lanchonetes, etc. não são disponibilizadas pela Federação ou pelos clubes. O que sabemos, infelizmente, mudaria muito pouco a situação. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: