O blog elaborou uma análise dos clubes com maiores médias de público na temporada passada. A nossa referência para a análise foi o Corinthians que liderou este quesito entre as quatro divisões.
O preço médio do ingresso cobrado pelos corintianos serviu como base para calcular o público médio das equipes analisadas.
Por definição o Corinthians foi o único que alcançou o público médio ideal. As equipes que cobraram um ingresso médio maior que o do clube paulista ficaram acima do ideal. E os que cobraram um valor inferior ficaram abaixo do ideal. Veja os quadros:
Fomos um pouco mais além. As cidades avaliadas possuem níveis de renda muito diferentes. Salvador, por exemplo, tem uma renda per capita que é mais de duas vezes inferior à paulista, segundo o IBGE.
No quadro, a seguir, ajustamos o valor dos ingressos para a renda per capita de cada cidade onde os clubes estão sediados. Novamente, o Corinthians serviu de referência. Por este novo critério os números mudam um pouco e ficam mais próximos da realidade.
Este segundo quadro mostra o peso da diferença de renda na desigualdade do futebol. Enquanto, os custos para os clubes são mais ou menos iguais em todo o país, a renda dos torcedores, principal fonte de receita das equipes, é bastante desequilibrada.
O preço do ingresso não é o único critério que influencia a presença do torcedor no estádio. Mas, é sem dúvida o mais importante.
Em breve um post analisando detalhadamente todos os dados obtidos com este estudo.
Fontes: 1. Para os dados sobre público e preço dos ingressos foram colhidos neste endereço: http://app.globoesporte.globo.com/futebol/publico-no-brasil/. Na data de hoje 28/01/2016
2. Para os dados sobre renda foram obtidos neste endereço: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php. Na data de hoje 28/01/2016.
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